domingo, 17 de junho de 2007

Corpos vazios

Fomos hoje ao cinema. Ir ao cinema sozinha para mim é inconcebível, penso que grande parte da piada está em comentar e analisar os filmes in locu e em grupo - várias prespectivas de uma só fonte, a quente. Vimos "Premonição". Achei o filme muito interessante, com um enredo original, mas sem ser brilhante.
Isto, para salientar a ideia principal do filme: de que os corpos vazios, sem fé e sem crenças, encontram-se mais predispostos a serem "ocupados", ou antes, afligidos por fenómenos inexplicáveis.

Perturbou-me um bocado esta ideia. Ainda nem sei se concordo com ela, mas já me dá que pensar. Se pensarmos num corpo como um espaço que tem obrigatóriamente que ser ocupado, isto até faz sentido. Na falta de matérias positivas torna-se terreno fértil para a ocupação de qualquer tipo de matérias. O truque está na hipótese de ser escolhido por nós, e ser algo familiar e bom, como a fé, a esperança e o amor; ou ser algo a que não conseguimos aceder e como tal é desconhecido, inexplicável e consequentemente assustador.
Neste momento considero-me um corpo vazio. Realmente, não acredito em nada (também não existe nada que me incite a acreditar)! Simplesmente deixo-me levar pela corrente do dia a dia, sem grande tumultos. Uma linha recta, sem oscilações! Consciente, mas deliberadamente ausente no que concerne a reflexões existenciais. Por norma recuso-me a ir por aí...já sei que não chego a lado nenhum. Sempre achei que a ignorância pode ser uma aliada!
Hoje pensei a fundo nisto, porque as duas amigas que assistiram comigo o filme são católicas convictas e praticantes. A fé ocupa o seu corpo. São corpos preenchidos. Acho que senti um pouco de inveja. Perturbou-me um bocado esta consciencialização de que sou um corpo vazio. Às vezes gostava de acreditar em alguma coisa...penso que seria mais feliz!

2 comentários:

Sr. Jeremias disse...

Um Deus, seja ele qual for habita na mente das pessoas. Se em vez de tudo o que os outros fazem para agradar a esse Deus, tu fizeres algo de bom, para quem quer que seja, não te podes sentir vazia.

Um sorriso consegue encher um espaço muito grande...

SS disse...

tambem fui ver esse filme...e nao esperava por aquele fim...mas pronto..ate foi engraçado*