segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Aniversário


Faz hoje precisamente 4 anos que comecei a trabalhar.Ainda me faltam muitos mais...em principio, mais 40 anos de trabalho, mas não me assustam! Gosto de o fazer..gosto principalmente do que faço. Gosto sempre?! Não! Há dias em que tudo corre mal, em que me apetecia fazer outras milhentas coisas, mas no fundo tenho que admitir que me encontro satisfeita a este nível. Nem sempre me sinto devidamente valorizada; a sociedade ainda possui uma imagem um pouco depreciativa da enfermagem. Mas é no contacto directo com as pessoas que trato que tenho a minha recompensa pessoal e me sinto realizada profissionalmente.

Por vezes, vou-me a baixo! Custa a ver e a aceitar determinadas realidades...mas por cada situação má que ocorre, existem outras duas que correm melhor, e é nisso que temos que pensar: no que corre bem, no lado positivo das coisas. É isso que procuro sempre transmitir aos meus doentes.

Ao longo destes anos contactei com muitas pessoas, trabalhei em três sitios diferentes e todas as experiências foram muito enriquecedoras, até as más. Presenciei ao meu crescimento enquanto profissional e, paralelamente, enquanto pessoa. Actualmente já tenho a "mão feita", como se costuma dizer; já consigo actuar prontamente perante as situações que se me apresentam. Já posso olhar para trás e sorrir do nervoso miudinho que senti ao começar, do medo latente de falhar, da insegurança de assumir, pela primeira vez sem tutores, a responsabilidade pelos doentes que eram atribuidos.

Existem muitas questões que me preocupam na minha profissão: o facto de ser licenciada e receber como bacharel; o facto dos contratos estarem cada vez mais precários; a falta de profissionais, que não é valorizada pelo governo, porque se procura dar resposta a tudo, nos serviços, embora muitas vezes á custa da qualidade.

Penso que sou uma boa profissional! Não sou a enfermeira estereotipada, que anda sempre de mau humor, tipo guarda prisional, a obrigar os doentes a engolir os comprimidos e a dar injecções, sempre nos glúteos, a torto e a direito...nem a outra, de mini saia (como se fosse possível trabalhar assim!!!) atrás do Sr. Doutor, a sorrir e também, não podia deixar de ser, a dar injecções nos glúteos a torto e a direito...Existe a crença enraízada que as enfermeiras (os) só dão injecções..nos glúteos..a torto e a direito! :)
Enfim...acho que sou uma boa enfermeira!

1 comentário:

SS disse...

hummm

a menina é enfermeira...

andei a tarde toda com dores de cabeça e ainda tenho algumas...

algum remedio caseiro? por acaso..nao gosto mto de tomar remedios :S minha mae ate se passa qd eu digo... "a dor veio sem nada..há-de ir sem nada" :P

Quanto ao aniversario...muito parabens :D

Em relaçao ao nao receberes o que mereces...compreendo bem o que isso é :(

Seja como for...se fizeres uns extras e tal..do tipo tirar as dores de cabeça...posso dar um bolinho ou pagar 1 cafezinho...desde q nao fiques muito longe da minha terra :P

beijinhos :)*